domingo, 6 de maio de 2012

Entrevista com Leonardo Klassmann Waszkiewicz



Convidei o Leonardo para uma entrevista online no dia 24 de abril, e com toda sua humildade a aceitou na hora. Ele chegou por aqui nessa temporada, e em poucos jogos conquistou os torcedores de Uberlândia.

Então vamos começar a entrevista:

Eduardo: De onde você é?

Leonardo: Eu sou gaúcho, de Santo Ângelo-RS, um pequena cidade de aproximadamente 100.000 habitantes, muito hospitaleira assim como todo o povo gaúcho.

Eduardo: Com qual idade, onde e porque você começou a jogar basquete?

Leonardo: Comecei a jogar basquete aos 15 anos, um começo um pouco tarde para um jogador de basquete.

O Meu primeiro clube foi o Ceat-Bira de Lajeado-rs , clube com o qual até hoje tenho muita identidade , comecei a jogar, pois eu jogava futebol mas tive um estirão de 13cm em menos de 1 ano e isso levou eu a perder um pouco da ligação com a bola nos pés, vi ali que não teria muito futuro naquele esporte, e tive de optar pelo basquete ou pelo vôlei, nunca gostei do vôlei então resolvi tentar no basquete.
 Defendi minha escola estadual missões nos jogos escolares do rio grande do sul, aonde tive destaque pela altura e pela vontade, e recebi convites de alguns clubes. Fui a Lajeado por ter a oportunidade de estudar em um dos melhores colégios particulares do rio grande do sul, o Ceat e por  sonhar em jogar na equipe adulta, aonde em meio ano aprendendo a jogar basquete realizei meu primeiro sonho ligado ao basquete,  o de fazer parte de uma equipe adulta onde um ano mais tarde realizei outro sonho o de fazer parte da equipe  campeã gaúcha adulta no ano de 2006.

Eduardo: Poderia falar de todas equipes que você jogou até hoje?

Leonardo: O   Ceat-Bira Lajeado 2005- 2006 : Clube da minha formação como pessoa e como jogador, clube onde aprendi um pouco da vida longe dos braços  dos pais,  onde fiz grandes amizades, onde vivi momentos que vou lembrar para minha vida inteira,onde tive a oportunidade de trabalhar com um dos meus ídolos do basquete, o meu treinador Xis, pessoa que fez eu realizar  uma grande mudança na minha vida, no meu futuro.

O  Pinheiros-Sp 2007: Um dos mais belos clubes do país, clube onde aprimorei e adquiri um pouco mais de bagagem do basquete, onde fiz muitos amigos, onde subi um degrau a mais em relação a basquete nacional.

O Grupo Capitol Valladolid-ESPANHA:  Clube que apostou em mim, que investiu na minha formação como jogador promessa, onde subi outro degrau, dessa vez ao basquete internacional, onde tive um acompanhamento direto em relação ao físico, ao tático e ao técnico...

O Blancos de rueda valladolid-ESPANHA:  Clube onde me destaquei como um dos melhores pivôs sub-21, onde realizei o sonho de  ser campeão espanhol da categoria leb-oro, onde acendemos a acb a principal liga da Europa, onde 1 ano depois eu tive a grande oportunidade de realizar o sonho de estreiar na segunda melhor liga do mundo “ACB” como estrangeiro um feito muito difícil, pois só é permitido dois estrageiros por equipe, uma das experiências mais especiais que já tive, um ano maravilhoso treinando e dividindo vestiário com  jogadores com passagem por NBA,  jogadores com passagens por seleções internacionais, mvp’s de várias ligas. Onde tive a oportunidade de trabalhar com o melhor treinador da temporada,o  Porfirio Fisac, pessoa com a qual aprendi muito, pessoa que se dedicou muito ao lado de seus assistentes e me mostrou que eu realmente poderia ter um grande futuro no basquete, por fim um grande passo na minha vida, lugar onde conheci e fiz novas amizades, amigos para toda uma vida...


O Òbila club de basket:  clube onde vivi alguns dos momentos mais difíceis em relação ao basquete, por problemas financeiros e pela grande crise que atingiu toda a Europa,  mas que serviu de aprendizado, de experiência.
Clube onde tomei uma difícil decisão de voltar ao país de minha origem onde eu era pouco conhecido, por apenas ter atuado nas categorias de base e nos campeonatos estaduais.


Unitri Uberlândia: Um passo muito importante na minha vida profissional, uma equipe onde represento uma grande e importante faculdade, um grande nome, uma maravilhosa cidade, a melhor torcida do basquete nacional, uma importante marca chamada Unitri, uma equipe que me deu a oportunidade de jogar ao lado de grandes jogadores, grandes ídolos do basquete nacional, grandes pessoas, grandes amigos, equipe que me devolveu o grande prazer de jogar o basquete, equipe marcada pela união do grupo, pelo prazer de treinar e conviver cada dia ao lado de grandes profissionais, equipe que me deu a vontade de vibrar, de comemorar, de botar pra fora todo o belo sentimento que sentimos ao vestir essa camisa, o prazer de representar esta marca no basquete nacional e internacional, de viver intensamente com o calor de uma cidade uma torcida apaixonada pelo basquete, equipe de muita tradição, equipe dona de todos os títulos estaduais que disputou, equipe de uma pessoa que investe no esporte, investe na cidade, investe no futuro, investe no Brasil. Desde já, obrigado UNITRI, obrigado torcida, obrigado UberlAndia, por me fazer feliz, mas espero continuar agradencendo e representando essa tradição por muitos e muitos anos...

Eduardo: Qual ou quais são seus ídolos no basquete nacional?

Leonardo: No basquete nacional tenho o prazer de conviver com alguns dos meus ídolos diariamente,  o grande exemplo de superação e experiência Brasília, o grande pivô Estevam e com certeza cada um do grupo da Unitri podiam ser chamados de ídolos por mim pelo trabalho que realizamos diariamente. Tenho um grande ídolo no basquete gaúcho que se chama Clairton Waccholz “xis”,  meu primeiro treinador com quem eu aprendi a viver esse esporte tão especial que é o basquete, na minha posição meu ídolo nacional é o Tiago Splitter, e antes de jogar na Unitri e de conhecer pessoalmente o Valtinho eu tinha como ídolo nacional o Oscar, mas depois de ter conhecido esse grande profissional, esse amigo, essa humilde pessoa, esse cara incrível não teria como dizer que meu ídolo não é ele, o grande Valtinho.

Eduardo: Qual jogador internacional que mais te marcou?

Leonardo: O grande e saudoso Michael Jordan o melhor de todos os tempos, e dos que joguei junto o meu ídolo é  Robert Battle com quem aprendi muito na minha posição

Eduardo: Quem te "buscou" lá na Espanha e fez toda a negociação para jogar aqui em Uberlândia?

 Leonardo: Todas as negociações foram feitas através de meus agentes da ALLL SPORT com a Unitri, mais especificamente “acredito” que com o Fernando Larralde e Wellington Salgado, foram eles que apostaram em mim.

Eduardo: Recebeu proposta de algum outro time antes de vim para cá?

Leonardo: Recebi propostas de outros clubes, mas por poder jogar ao lado de um armador como o Valtinho, de poder aprender com Estevam e Brasília, não pensei duas vezes ao tomar a decisão de vir para Unitri e hoje tenho a certeza que tomei a decisão certa.


Eduardo: Já deu para conhecer a cidade, como está sendo sua adaptação? O que você faz por aqui nas horas vagas?

Leonardo: Na verdade é que acho que já conheço a cidade, mas cada dia vejo que a cidade é maior do que eu penso...hehhehe, minha adaptação foi mais rápida e melhor do que eu imaginei, como já falei estou muito feliz aqui. Nas horas vagas costumo estar com meus amigos do time, ir ao shopping, tomar sorvete, sair,  jantar principalmente na churrascaria, escutar música gaúcha, jogar vídeo game, olhar filme e novela, ir a igreja rezar, agradecer e pedir perdão pelo dia-dia, gosto de conhecer novos lugares onde se encontra a natureza e pelo pouco que conheço já vi, Uberlândia é cercado de cachoeiras, rios, barragens, parques como o do sabiá, também gosto de ir ao clube Cajubá, costumo sempre manter contato com minha família, meus amigos e minha namorada, não consigo ficar sem falar com eles, também gosto de ler livros, acompanhar as noticias na internet, curtir o movimento.

Eduardo: Sabemos que o grupo de vocês é muito unido, mas com quem você mais se identifica no time?

Leonardo: Na verdade tenho uma relação diária com todos da equipe desde o Larralde até o mordomo Cardoso. Nas horas de folga costumamos nos reunir e passar as horas juntos pois a maioria esta longe da família, assim juntos formamos uma grande família.

Eduardo: Você tem ideia do quanto é querido pelos torcedores da Unitri Uberlândia?

Leonardo: Na verdade sou muito grato pelo carinho da torcida, desde quando cheguei a Uberlândia fui muito bem recebido, lembro que no segundo dia que cheguei aqui fui ao mercado e já me reconheceram, isso é muito bom. Lembro também que assim que foi anunciado a minha contratação alguns torcedores entraram em contato comigo pelo facebook, orkut deixando o carinho para ser bem vindo a nação Unitri. Me identifico muito com nossa torcida Inferno Verde, existem pessoas nessa torcida que nos passam uma energia positiva muito grande, o prazer de representar  eles na quadra é muito grande, lembro um dia após um jogo contra Joinvile aqui quando fui dar a mão a inferno verde e um dos torcedores me puxou e falou o Soró é da Inferno mas tu também é. Essa torcida que nos dá apoio, que nos cobra o melhor rendimento, merece muitas alegrias, e eu espero fazer parte de muitas alegrias com a Unitri. Nas viagens às vezes os mais velhos na equipe nos contam algumas histórias de antigamente quando a torcida dormia na porta para ter ingresso e eu fico imaginando o quanto a paixão pela bandeira da Unitri é grande pelos torcedores, isso não pode ser diferente por nós que defendemos dentro de quadra eles e essa bandeira, e outras coisas isso tudo me motiva cada vez mais pois também quero viver esse tempo, vejo que cada jogo o torcedor comparece mais, e esta se ligando novamente a nossa equipe, isso é muito especial.

Eduardo: De onde vem tanta raça em quadra?

Leonardo: A raça faz parte de mim, sem ela não sou nada, não sou jogador, não sou uma pessoa, não sou eu. A raça é uma maneira de agradecer a Unitri por acreditar em mim, agradecer aos companheiros, de dar a vida por eles assim como eles dão por mim dentro da quadra,  agradecer a torcida por estar ali nos apoiando até nos momentos mais difíceis. Raça tem muito a ver comigo pois no lugar onde eu nasci é uma das principais características do povo missioneiro, o povo que vive no noroeste do estado do rio grande, isso é uma marca nossa, simbolizada por uma cruz de quatro braços. Existe um verso que diz assim lá no rio grande, quem tem a cruz missioneira plantada dentro do peito, tem dois braços pelo esquerdo, dois braço pelo direito, ama sempre em doze dupla e exige duplo respeito, e assim ensinarei aos meus filhos porque aprendi desse jeito.

Eduardo: Mesmo estando aqui a 1 temporada apenas, qual foi o jogo mais emocionante e o jogo que você mais saiu triste de quadra até aqui jogando por Uberlândia?

 Leonardo: É difícil dizer o jogo mais emocionante pois cada jogo para mim é uma emoção muito grande, mas acho que quando fomos campeões mineiro meu primeiro titulo com a Unitri, ou no jogo contra limeira onde mesmo eu não fazendo nenhum ponto, a torcida e meus companheiros, meu hoje treinador Rodrigo me deram os parabéns pela grande partida que fiz, onde dei um monte de toco, e conseguimos uma grande vitória. O Jogo que mais saí triste foi contra o Pinheiros lá no Sabiazinho, pela Interligas onde a torcida nos vaiou, onde tínhamos tudo para ganhar e acabamos perdendo no terceiro quarto o jogo.

Eduardo: Qual o seu sonho?

Leonardo: Atualmente meu sonho é ser campeão brasileiro pela Unitri, vestir a camiseta da seleção brasileira e assim realizar o grande sonho de minha mãe que é ver eu na seleção brasileira, ver todos os meus amigos e as pessoas que me ajudam a cada dia feliz por eu estar no lugar mais alto que um brasileiro pode estar no esporte por sua pátria.

Eduardo: Vamos agora a algumas perguntas feitas pelos torcedores:

Guilherme Lopez:

Leonardo, em qual atleta brasileiro você se espelha? Quer fazer história no time da Unitri assim como Valtinho, Tony e outros já fizeram?

Leonardo: Apesar do Valtinho não ser da minha posição me espelho em muitos quesitos nele, pela humildade, pela superação, pelo jeito de ser e tratar todo mundo igual, por dar valor a família, pela simplicidade, pela vontade de vencer, por não temer a nada dentro de quadra, isso é muito bonito. Outro jogador brasileiro que me espelho é o Oscar,  jogador que conheci mais dele no time onde joguei na Espanha pois ele atuou na mesma equipe que eu só que em outros anos, e deu muitas alegrias, deixou muitos fãs espalhados pela europa e pelo mundo, escutei muitas coisas dele, um cara que treinava muito, se superava muito, dava muito valor ao grupo onde lá ele era um líder. E na minha posição me espelho no Tiago Splitter pelas características serem parecidas, e pelo meu começo na Espanha onde acompanhava cada partida dele pelo Tal Ceramica depois Caja Laboral e agora San Antonio.

Com certeza o sonho de um grande jogador é fazer história, criar uma identidade com sua equipe, ganhar títulos, ser querido pela torcida, ter orgulho de vestir a camisa, defender a sua nação, assim como o Valtinho fez e continua fazendo, é isso que espero para o meu presente e futuro na Unitri.

Deivison Junqueira Santos:

Leonardo, como foi o começo da sua carreira? Começou a jogar com qual idade?

 Leonardo: O começo da carreira foi difícil mas muito bom, pois dei valor a muitas coisas que estando em casa talvez não desse tanta importância, ex: família, amigos, cuidado dos pais,e muito mais, mas se precisasse faria outra vez o mesmo começo, só mudaria algumas coisas como ter começado aos 7 anos a jogar e não aos 15.

Daniel Margonari:

Leonardo,o que você achou da demissão do técnico Miguel Volcan?

Leonardo: Sou apenas jogador seria errado julgar um treinador, não é minha profissão demitir apenas necessito fazer o que eles mandam e dar o meu melhor, acho que cada treinador nos ensina algo e o importante sempre é aprender pois vão passar muitos treinadores por nossas vidas.

João Augusto Mussa:

Leonardo, vocês já viram algum vídeo motivador mostrando a torcida, jogos históricos da equipe, etc?

Leonardo: Vi alguns vídeos no You Tube, mas quanto a torcida não preciso ver jogos históricos para sentir ela, só é preciso entrar em quadra e sentir ela, motivação você sente, você faz, basta sentir e agir.

Evandro Silva:

Leonardo o que você acha do atual momento do basquete brasileiro? E o que falar da torcida uberlandense em relação ao apoio a equipe, ela incentiva o jogador a dar o seu máximo nos jogos?

Leonardo: Acho que o basquete brasileiro vem crescendo muito, e o importante é continuar nessa crescente, fazer bonito desde as categorias de base para logo poder subir para o profissional, mas ainda falta muito para chegar ao nível da europa e dos Estados Unidos, mas estamos no caminho certo, temos uma boa liga nacional, é preciso olhar mais para a base  de todos os estados e não olhar somente para a base de São Paulo. Temos muitos talentos que por não terem uma continuidade acabam sendo esquecidos, e param do jogar por não terem a estrutura que precisamos ter no nosso país. Com certeza a torcida ajuda e muito e precisamos dela.

Eduardo: Para finalizar, deixe uma mensagem para os torcedores de Uberlândia.

Leonardo: "Não confunda derrotas com fracassos, nem tampouco vitórias com sucessos. Na vida de um campeão haverá algumas derrotas assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os perdedores se acomodam nas vitórias, os campeões crescem com as derrotas."

Nação Uberlandense dessa frase faço as minhas palavras, acreditem sempre em nós, dêem sempre o apoio a nós pois queremos sempre dar o nosso melhor, ganhar sempre, ver a nossa alegria no sorriso de vocês, gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer o carinho que vocês passam todos os dias, e falar que vocês são muito importante para mim, e para o grupo, contamos sempre com o apoio de vocês, espero jogar por muitos e muitos anos na Unitri e dar muitas e muitas alegrias para vocês, mas sempre que haver derrotas tenha certeza que estaremos nos preparando par sermos melhores no dia de amanhã.






















Rogério Mello entregando a caricatura para o Leonardo. Foto adicionada em 16/05/12





*Clique nas fotos para melhor visualização.

4 comentários:

  1. Leonardo coração de leão!

    ResponderExcluir
  2. Esse Rapaz merece todo o sucesso que vem obtendo. Um guerreiro Missioneiro feito de raça e coração!

    ResponderExcluir
  3. faleu leonardo!!!!!

    bom jogador!!! nós temos orgulho de termos vc no nosso time de basquete,joga com coração,amor a nossa camisa !!nossa cidade!!
    sucessoo!!! vamos unitriiiii!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria, detalhada e bem feita. Precisamos de mais matérias assim... Leonardo sua força de vontade eh de admirar qualquer atleta que está começando, você serve de exemplo. Você tem talento e vai sim chegar na seleção e realizar seu sonho, mas pudia também evitar fazer faltas bobas e desnecessárias que te leva de volta ao banco, sem faltas bobas você pode ficar mais tempo em quadra e se destacar ainda mais. Parabéns por tudo e queremos vc no nosso time também por mtos e mtos anos, tem muito talento!

    ResponderExcluir